terça-feira, 28 de abril de 2015

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Lançamento: (1h48min
Dirigido por:Michel Gondry
Com:Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst
Gênero:Comédia dramática , Ficção científica
Nacionalidade:EUA



Sinopse:
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Trailer:


Fontes:
  http://www.adorocinema.com/filmes/filme-40191/
  https://www.youtube.com/watch?v=mAxpu3FQjCU&feature=youtu.be


15 comentários:

  1. O filme traz a possibilidade do personagem Joel poder apagar da memória da memória alguém responsável por uma desilusão amorosa. Após o rompimento do relacionamento com Clementine e ao descobrir que seu grande amor decidiu esquece-lo, e para isso, aceitou submeter-se a um tratamento experimental, que retirou de sua memória os momentos vividos com ele, e num ato de desespero, Joel procura os mesmos recursos para apagar da sua mente toda lembrança da amada. Porém durante o procedimento ele se arrepende e tenta de todas as formas uma maneira de para-lo.
    A trama mostra a forma como as novas tecnologias têm interferido nas relações sociais e afetivas, ao ponto das pessoas se submeterem ao mundo virtual como forma de lidar com o fracasso e ou de refúgio. Segundo Nascimento “ a tecnologia também permite o rompimento das relações conjugais a qualquer tempo sem que se tenha que dar motivos ou justificativas, já que a distância que ela permite, torna este evento menos carregado de sentimentos que gerem culpa ou dívida”.
    O desfecho do filme é surpreendente, pois apesar dos personagens estarem sujeitos a um sistema que prioriza a objetividade e o individualismo e estes participando de um tratamento genético, optam por manobrar esses “desafios” e recomeçar.

    ResponderExcluir
  2. O filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, trás a tona a possibilidade de seres humanos apagarem de suas memórias lembranças indesejáveis que causam dor, sofrimento igual ao um computador. No filme é retratado a história de Joel e Clementine, durante anos tentaram fazer com que o relacionamento que mantinha desse certo. Decepcionada com o fracasso do relacionamento, Clementine decide esquecer Joel de uma vez por todas. Assim a mesma aceita a submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Contudo, Joel também decide se submeter a esse experimento. No entanto ele se arrepende e acaba buscando uma forma de interromper o processo.
    No filme é discutido o uso de tecnologias nos relacionamento amoroso no decorrer do cotidiano, sendo a possibilidade de apagar memórias como qualquer computador que ao apertar o botam delete irá excluir arquivo indesejáveis. Para tanto, a tecnologia também oportuna a ruptura de relacionamentos amorosos, cujas justificativas e causas estão evidentes. Todavia, a mesma é importante no sentido de promover a sociabilidade na internet, facilitando assim a interação e a comunicação entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Estamos inseridos em uma sociedade que sofre constantes mudanças, principalmente em relação aos avanços tecnológicos, assim estamos sentindo uma necessidade cada vez mais, de estarmos inseridos neste espaço, tornando isso algo de extrema importância. Com a ajuda da tecnologia Clementine (Kate Winslet) decide esquecer Joel (Jim Carrey) para sempre, já que o seu relacionamento não deu certo, logo depois, Joel descobri que Clementine eliminou as lembranças em que ele estava então movido por vingança e raiva decide fazer o mesmo. Porém ao tomar consciência de que não quer perder aquelas lembranças mesmo sendo dolorosas e por não ter mais Clementine ao seu lado, se toca que estas fazem parte de sua própria história, de algo que viveu.
    Neste filme a abordagem é interessante e inusitada, a possibilidade das pessoas apagarem as memórias de lembranças que são consideradas indesejáveis. Quem nunca quis apagar alguma lembrança ruim, momentos dolorosos, as falhas cometidas, e entre outras coisas?!
    Mas ao analisarmos a possibilidade real de esquecer algo que fez parte da construção do seu Eu, de sua história, nos remete a questão, vale apena?

    ResponderExcluir
  4. A interferência da tecnologia (e suas consequências) na sociedade atual é explorada na comédia romântica "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças". No longa, Joel se encontra numa situação tensa: ele não consegue demonstrar seus sentimentos, acaba de romper com a esposa e inicia um novo relacionamento com Clementine, uma mulher animada, de bem com a vida. Porém, o que acontece é que o cara não aceita que está amando Clementine, apesar de todos os momentos que eles vivem. E aí, a dificuldade que a relação começa a ter quando não conseguem avançar como casal os leva a ter uma briga séria. Consequentemente, Clementine, impulsiva, resolve recorrer à tecnologia para deletar Joel de sua memória. E nisso, Joel, diante da depressão pós-rompimento, ao invés de ouvir Pablo, resolve fazer proceder da mesma maneira. Entretanto, ao perceber Clementine perde o sentido da vida com o tratamento, o cara resolve desistir e tentar retomar as lembranças da vida com Clementine, até que no fim do tratamento é como se nunca tivessem se conhecido. A reflexão que o longa nos apresenta é sobre o poder que a tecnologia exerce sobre nossas vidas, nossas relações, inclusive como fuga ante a nossa realidade. Talvez o fato de que o filme é apenas da década passada seja um condicionante para esta discussão, embora o despontar das chamadas tecnologias ubíquas, por exemplo, tenha se dado mais recentemente, e o advento das redes sociais seja, hoje, uma das maiores representações de como os nossos relacionamentos funcionam atualmente. Os términos acontecem via web, através de mensagens de textos e semelhantes. Pode-se dizer que a instantaneidade afeta a maneira como lidamos com as coisas da vida (mesmo que o relacionamento do casal do filme tenha sido relativamente duradouro).

    ResponderExcluir
  5. Joel e Clementine formam o enredo amoroso do filme em questão, eles lutaram durante anos para fazer com que o relacionamento desse certo, mas não foram bem sucedidos nisso. Triste com o resultado a moça decide esquecer Joel submetendo-se a um tratamento experimental, que apagaria todos os momentos vividos com ele. Após tomar conhecimento de sua decisão Joel fica muito triste e decide fazer a mesma coisa, mas no meio do caminho ele se arrepende e quer desistir.
    O filme é uma ficção cientifica, mas as pessoas estão constantemente na busca de artifícios que possam prolongar a vida, diminuir ou anular qualquer tipo de dor, inclusive as dores causadas por desilusões amorosas. Atualmente os sujeitos utilizam os avanços tecnológicos para matar a carência, conhecer pessoas e facilitar a sua vida, por isso é possível pensar em novas tecnologias que resolvessem de forma prática todos os problemas. Mas a memória é algo fantástico e precisa ser preservada, por pior que seja a experiência todas elas são responsáveis por formar o que cada um é, garantindo melhorias e aprendizados.
    Durante o procedimento, Joel encontra uma lembrança que o faz lembrar que gostava da garota e percebeu que os momentos vividos eram únicos. Apesar de seu relacionamento não ter dado certo são acontecimentos como estes, felizes ou tristes, que nos moldam e nos ajudam a crescer. A partir disto, o filme toma outro rumo, o casal passa a se unir para preservar as lembranças do amor. O drama se intensifica ao criar essa angústia com a escolha de Clementine e Joel, e depois com a luta para que o procedimento não fosse levado adiante.

    ResponderExcluir
  6. Nos dias atuais, estamos vivendo em uma sociedade onde a tecnologia está modificando cada vez mais as relações sociais. Isto ocorre por causa das criações de novos meios de comunicação que tornam cada vez mais raras as relações face a face, tornando assim as relações conjugais cada vez mais vazias de sentimento. No filme “Brilho eterno de uma mente sem lembrança”, tais modificações são exploradas.
    O filme conta a história de Joel e Clementine, um casal jovem que viviam um relacionamento de anos e que vinham lutando à muito tempo para que o relacionamento desse certo, porém isso não foi possível. Diante da frustação, Clementine decide esquecer completamente o ex-namorado, submetendo-se a um tratamento experimental, que irá apagar da sua memória todos os momentos vividos com ele. Quando Joel fica sabendo da atitude da ex, resolve se submeter ao mesmo tratamento, porém prestes a realizar o tratamento, ele se arrepende e decide não fazer mais o tratamento.
    Diante disto, podemos fazer uma breve analise do filme em relação ao texto Do amor em tempos de internet: análise sociológica das relações amorosas mediadas pela tecnologia de Carlize Nascimento.
    O texto, fala de como a tecnologia pode influenciar nas relações amorosas, permitindo até mesmo o rompimento destas relações a qualquer momento sem que se tenha que dar motivos ou justificativas, já que a distância que ela permite, torna este evento menos carregado de sentimentos que gerem culpa ou dívida, e isto é tratado no filme no momento em que Clementine decide apagar completamente da sua memória todos os momentos vividos com Joel e sequer o comunica.
    Porém, o final do filme nos surpreende quando o casal decide recomeçar o relacionamento, nos mostrando assim que os sentimentos humanos são fortes ao ponto de superar o tratamento genético.

    ResponderExcluir
  7. O filme "Brilho eterno de uma mente sem lembranças" apresenta a história do casal Joel e Clementine que fizeram de tudo para continuar juntos, mas nada fez com que o relacionamento durasse. Triste com o fim do namoro, Clementine decide passar por um tratamento para tirar da sua memória todos os momentos que passou ao lado de Joel. Decepcionado com a atitude dela pós-término, Joel passa pelo mesmo tratamento, mas acaba desistindo durante da execução. Evidentemente, o filme mostra como as pessoas buscam solucionar seus problemas de forma imediata usando meios tecnológicos. Seja qual for o estado emocional do indivíduo, a tecnologia sempre é usada para suprir suas necessidades. As redes sociais lideram o pódio, elas permitem a interação entre pessoas que na maioria das vezes estão com o intuito de encontrar algo para preencher um vazio na sua vida.

    ResponderExcluir
  8. O filme "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" conta a trajetória de um casal, Clementine e Joel, que ao não conseguir superar problemas no relacionamento, decide optar pela separação. Diante disso, Clementine submete-se a um tratamento que tem como finalidade apagar lembranças vividas com Joel que, por sua vez, ao ver que sua amada o esqueceu, decide fazer o mesmo, mas se arrepende antes de fazê-lo.
    Ao analisar o filme, é possível destacar o uso da tecnologia como "remédio" ou como "instrumento de fuga da realidade", visto que hoje em dia as pessoas utilizam de meios como este para fugirem de suas decepções e fracassos. O filme aborda uma questão extrema, no entanto, percebe-se que os relacionamentos mudaram. Ao utilizar a tecnologia, as pessoas se vêem afastadas, de certa forma, uma das outras, o que facilita todo o processo, já que, segundo Nascimento, "a distância que ela permite, torna este evento menos carregado de sentimentos que gerem culpa ou dívida”.
    As redes sociais são grandes exemplos de instrumentos tecnológicos que são comumente usados em relacionamentos. Ao mesmo tempo que elas auxiliam na comunicação entre as pessoas, elas facilitam no rompimento de relações. No filme, isso é retratado de forma fictícia, quando Clementine é submetida ao tratamento que a faz esquecer Joel. Porém, mostra de forma eficaz o quanto a tecnologia pode tornar as relações líquidas e não duradouras.

    ResponderExcluir
  9. Como seria bom apagar das nossas memorias momentos com alguém que nos decepcionou? E é nisso que passa a drama do filme “Brilho eterno de uma mente brilhante”, o casal Joel e Clementine após passarem anos tento fazer o relacionamento entre os dois desse certo, não havendo sucesso Clementine, decide esquecer Joel de vez, fazendo um tratamento experimental, que apaga da sua memória todos os momentos vividos com ele. Joel ainda apaixonado, depois de saber, que a mulher que ele ama fez de tudo para esquecê-lo, arrasado, ele se submente ao mesmo tratamento, porém, no meio do tratamento Joel encontra uma lembrança que o faz perceber por que gostava de Clementine e quanto foi bom aquele momento, e que não merecia se apagado. Então os dois decidem se unir para preservar as lembranças de seu amor, e lutam juntos para que o esquecimento não ocorra. A fase cronologia do casal é refletida nas cores do cabelo da Clementine, Quando eles se conhecem o seu cabelo era verde, em seguida ela pinta de vermelho, a cor da paixão, mostrando todos os momentos bons e amorosos do relacionamento, quando começa os conflitos no relacionamento ela pinta de laranja, uma cor desbotada, e após o rompimento do relacionamento ela o pinta de azul, como ela mesma chama, uma cor fria para combinar com seu estado melancólico. Apesar de todas as desavenças do casal, Joel sente que encontrou o amor de sua vida, a sua outra metade, o seu oposto que o completa.
    O filme mostra o quanto cada momento é importante em nossa vida, que mesmo sendo momentos ruins, devem ser guardados, nos serve como ensinamentos, como diz um ditado popular: “Se deu certo, foi bom, se não deu, foi aprendizado”. Deixando uma incógnita, até que ponto as tecnologia podem afetar nos relacionamentos amorosos?
    A tecnologia não atrás para os relacionamentos novos conteúdos, elas reproduzem, os elementos das relações de gênero dos modelos tradicionais de sociedade amorosa. O que antes eram transmitidos através da escrita nas cartas, hoje através dos telefones, por exemplo, são transmitidos através da voz. A tecnologia não abrange tipos de relacionamentos amorosos que não possuam a capacidade de se reproduzir em ambientes físicos, elas servem como intermédio para o inicio de uma relação. Mas se no contato físico, a pessoa não reagir como o esperado, ou como é no virtual, permitindo o rompimento das relações. Mostrando nesse sentido que as tecnologias estabelecem relações marcadas pelo individualismo, e laços que são criados e desfeitos rapidamente. A tecnologia estar cada vez mais tomando espaço na sociedade, abrangendo tudo e todos, até nos relacionamentos, o que seria da população se o tratamento experimental, mostrado no filme, fosse exposto na sociedade? Se fosse possível apagar todas as lembranças existentes em uma pessoa para por fim, esquecer a outra? Uma tecnologia capaz de apagar lembranças da memorias das pessoas, afrentado drasticamente a maneira do ser humano se relacionar com o outro.

    ResponderExcluir
  10. Sem as experiências ruins, seria mais difícil saber como prosseguir. Geralmente, os erros nos fazem crescer e amadurecer, mesmo que para isso seja necessário um período de dor. Contudo, maioria das pessoas gostaria de apagar esses momentos da memória. O filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” conta a historia de um casal que depois de problemas no relacionamento resolvem se separar. Para se livrar do passado, Clementine se submete a um tratamento para esquecer seu ex-companheiro. Sabendo disso, seu antigo parceiro Joel resolve fazer o tratamento também, contudo, ele se arrepende antes de realiza-lo.
    O longa-metragem ainda que demonstre uma situação extrema, nos faz refletir sobre os limites em tentar resolver tudo com avanço tecnológico e acabar interferindo no que deveria ser face a face.

    ResponderExcluir
  11. O enredo do filme “Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças” se baseia em apagar memórias de um relacionamento fracassado. Quantas pessoas apresentam momentos infelizes depois de um término? Seria mais fácil apagar todas aquelas memorias e assim, seguir com a vida? Seria necessário fazer isso para todos os relacionamentos maus sucedidos? Essas são algumas questões que nos vem a cabeça depois de assistir e analisar esse filme. Joel e Clementine eram um casal que por ventura, acabaram se separando. Decidida, Clementine aceita a participar de um tratamento experimental para apagar todas as lembranças dolorosas que tem, como um computador, por exemplo. Ao saber que a mulher que ainda ama quer esquecê-lo dessa maneira, Joel cai em uma depressão e decide participar do mesmo procedimento. Entretanto, durando o experimento, Joel se recorda de uma lembrança do casal, e se arrepende do experimento, tentando de todas as formas parar. Em todos os relacionamentos, afetivos e de amizades, as alegrias e momentos bons, as dores e decepções que nós temos, são essenciais para construir quem nós somos e nos ajudam a crescer na vida. Percebemos então o quanto a tecnologia está presente em nossas vidas, interferindo em assuntos amorosos e ao fracasso, nos trazendo questões de que se isso é realmente bom para a sociedade.

    ResponderExcluir
  12. O filme conta a história de um romance protagonizado por Joel e Clementine. Dona de uma personalidade única, Clementine era intensa em todos os seus sentimentos. Já Joel era calmo e mais fechado. E mesmo com muitas tentativas para fazer dar certo o relacionamento não funcionou. E depois disso, Clementine resolve apagar Joel de sua memória usando uma nova técnica. Quando Joel descobre que sua a garota teve coragem de fazer isso com ele, resolveu fazer. Mas no meio do processo ele descobre que não valia a pena fazer isso e tenta de todas as formas interromper o tratamento.
    Muitas vezes quando passamos por momentos difíceis e guardamos más lembranças nossa primeira vontade é esquecer tudo o que aparentemente nos fez mal, mas este filme faz certa reflexão sobre esse pensamento. Afinal muitas vezes a gente quer apagar coisas que fazem parte do que a gente é hoje. Essas coisas 'ruins' que nos aconteceram de uma forma ou de outra fazem parte da que somos, então não podem simplesmente ser apagadas.
    A tecnologia está avançando e ganhando espaços cada vez maiores e assim como remédios para o físico também são procurados remédios para as dores que não são físicas, o filme traz uma alerta sobre as novas tecnologias que interferem nas relações como ponte de refúgio e alívio para as dores.

    ResponderExcluir
  13. Imagine como seria, se você pudesse apagar de vez aqueles momentos ruins, todas as lembranças negativas e aquelas pessoas que entram na sua vida para ficar e acabam saindo dela sem ao menos da explicação ou aquele individuo que desvalorizou o seu amor?
    Pois o filme “Brilho eterno de uma mente sem lembrança”, retrata tudo isso quando conta a historia da vida de um individuo que tem a possibilidade de realizar tudo isso. Ao longo do filme um homem chamado Joel, que esta passando por problemas conjugais, encontra-se no fim da sua relação com sua esposa pelo fato de não conseguir demonstrar seus sentimentos. Em seguida ele passa a viver uma nova historia com uma garota chamada clementine, mesmo ele sendo incapaz de demonstrar tudo que sente passa por momentos mágicos ao lado da sua amada conseguindo manter a relação ate algum período.
    Porém quando Joel não conseguiu da um próximo passo em sua relação, ele e sua amada discutem de forma exagerada chegando a se atingirem utilizando palavras de baixo nível e tudo isso faz com que Clementine tome uma inusitada decisão que consiste em apagar Joel de vez da sua vida.Ao descobrir o que sua amada fez, Joel se ver depressivo e sentindo muita falta da garota e com isso decide fazer o mesmo que ela, porém no meio do tratamento ele volta atrás e prefere voltar a reconhecer clementine pois percebeu que sua vida sem ela seria inútil.
    O Real sentido desta comedia dramática, é demonstrar para todos a reflexão sobre a idéia de perda que pode ser irremediável, e sem falar do romance onde ele busca demonstrar que temos que valorizar o amor quando ele bate em nossa porta.

    ResponderExcluir
  14. Com acontecimentos indesejáveis dentro da vida das pessoas, seria tão fácil que através de uma tecnologia nova certos momentos fossem apagados das mentes; e é esse o tema do filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Indo para o lado central do filme, foi percebido que os momentos só acontecem uma vez na vida, os marcantes. Com a atitude de apagar um amor que não lhe foi correspondido da memória, Joel (Jim Carrey) passa por um processo de uma tecnologia que chega a seu tempo prometendo fazer um tipo de "formatação" na memória das pessoas, então ele passando por esse processo, passa a perceber tudo o que passou ao lado de Clementine (Kate Winslet), e que tudo era tão bem feito. Entretanto, acabando o procedimento, ele passa a viver como se nada tivesse acontecido, sendo assim bem sucedido. O manuseio da tecnologia para manipular a mente é um ato perigoso, ainda mais quando não se sabe se realmente o que estiver fazendo vai fazer bem , tal como foi acontecido dentro do decorrer do filme.

    ResponderExcluir
  15. O filme "O brilho eterno de uma mente sem lembranças vem trazendo a tona questões que muitos filmes atualmente têm feito: de que foma a tecnologia pode influenciar na vida de um ser humano. Outra questão c, também clichê é até que ponto ela pode ser benéfica e até que ponto pode se manifestar contrariamente. Trata da história de um casal que após o fim de um relacionamento conturbado, tenta, como é de costume de muitos casais, excluir a imagem e os momentos um com o outro de si. Eis que se manifesta a intervenção científica nesse caso. Clementine passa por um tratamento onde, comparando-se a uma máquina, seus momentos vividos com Joel, seu marido, são deletados. Descobrindo do acontecido, Joel também se submete à esse experimento e percebe que nem ele, nem sua amada podem perder as lembranças de tudo que passaram juntos.
    Tendo como base essa ficção, podemos trazer para a realidade que é inegável que estamos numa sociedade onde a frustração acontece constantemente e a primeira coisa que pensamos é deletar tudo o que nos retrai de nossa mente e mesmo que a tecnologia citada no filme ainda não tenha sido inserida na realidade atual, muitas outras formas, apoderando-se da próprias tecnologias são utilizadas em busca desse próprio esquecimento.
    Mesmo o filme tentando mostrar o quanto a tecnologia tem a influência sobre o ser humano, a humanização se manifesta de forma mais evidente, quando driblam a ação do experimento e recomeçam.

    ResponderExcluir