sábado, 2 de maio de 2015

HER - ELA

Ano de lançamento: 2013
Duração: 126 min
Gênero: Drama, Romance, Ficção Científica 
País/idioma:
Direção e Roteiro: Spike Jonze Com Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams













Sinopse:
Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

                                                                 Trailer de Her:


16 comentários:

  1. O filme narra a história de um homem solitário que na maior parte de seu tempo está nas redes sociais, seja jogando ou buscando algum tipo de interação em chats e que em certo dia se depara com uma propaganda de um sistema operacional de inteligência artificial programado para aprender com as pessoas e lidar com as mesmas. Ainda que não possua um cérebro, Samantha possui uma mente que lhe permite interagir como uma “igual” e de forma complexa com Theodore, ao ponto deste se apaixonar por ela e ela a simular sentimentos cada vez mais perfeitos por ele.
    A trama do filme deixa a mostra questões pontuais advindas com o avanço das novas tecnologias. Assim como o personagem principal, cada vez mais as pessoas tendem a manter as relações virtuais (homem-máquina), as interações face a face são facilmente descartadas, este fato é tratado por muitos sociólogos pelo que eles denominaram de amor líquido.
    A evolução da tecnologia aliada ao desenvolvimento científico alimentou a falsa ideia de que a perfeição e de que homem e máquina podem se relacionar de forma igual, sendo que esta a máquina, a medida que a inteligência artificial se aprofunda em suas pesquisas e estudos, possa adquirir a capacidade de evoluir livremente. Ainda há muito que se discutir sobre até que ponto essa evolução será benéfica para os indivíduos e quais serão são impactos sobre as relações humanas, num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  2. O filme “Her” conta a história de um escritor que tem sua vida muito solitária e que compra um novo sistema operacional inteligente para o seu computador, onde possui uma voz feminina e com o nome de Samantha. Theodore acaba que se apaixona por Samantha que na verdade só é uma voz que interage com ele durante o dia todo . Por ser uma pessoa muito solitária, Samantha passa ser para ele uma pessoa de grande importância ,onde acabava suprindo a necessidade de ter alguém ao seu lado ,pois ele estava se separando e ainda sentia falta da sua ex esposa. O filme trás um assunto que atualmente está sendo bem discutido que é a relação do ser humano com os meios tecnológicos como a internet . Muitas pessoas hoje estão se relacionando com outras através da internet , deixando muitas vezes de terem uma vida social ativa para poder viver no mundo virtual ,onde os usuários criam seus perfis da maneira de querem ,muitas vezes com falsas características . Mas ainda é necessário de se discutir uma serie de fatores sobre essa interação do homem com a tecnologia ,até onde isso pode afetar o seu vida ,pois esta sendo deixado lado as relações mas intimais e pessoas .

    ResponderExcluir
  3. O filme Her conta a história de um escritor de cartas de amor amante das redes sociais que está se separando de sua esposa. Em meio a essa vida virtual ele conhece um novo sistema operacional que conversa com as pessoas e decide comprar. Esse sistema possui voz feminina e seu nome é Samantha. Theodore começa a conversar com Samantha diariamente e ela passa a ser sua amiga, até que ele se apaixona por ela. Como ele é bastante solitário, ainda mais com sua separação, Samantha passa a ser sua confidente, única com quem ele pode contar como foi seu dia e conversar sobre qualquer assunto, já que ela é um sistema operacional dotado de inteligência artificial podendo interagir com seres humanos. E assim eles começam a se relacionar como se fosse duas pessoas e não um homem com uma maquina. O enredo do filme trás uma questão bastante discutida na atualidade, que é a relação do homem-máquina, que com a globalização e a falta de tempo das pessoas em estarem se comunicando face a face as redes sociais servem para “aproximá-las”, mesmo estando muito distante, fazendo com que seja possível ter relacionamentos por tras das telas de computadores, sem saber realmente com quem se está falando. Tanto o texto, que serve de complemento, quanto o filme aborda a questão dos estudos das relações humanas e como a tecnologia está invadindo cada vez mais a vida das pessoas e os riscos que a vida virtual tem, pois qualquer pessoa pode se passar por outra facilmente e deixando de viver a vida real, de conhecer as pessoas que estão ao seu redor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O filme HER-ELA é uma diferente e interessante história de um escritor solitário que após separação apaixona-se por um Sistema Operacional. Além de trazer uma história incomum, o filme traz uma análise crítica à modernidade e a forma como as relações estão se dando. As pessoas passam a maior parte do seu tempo em redes sociais, interagindo com seus computadores, esquecendo-se muitas vezes das interações face a face, como no filme onde o Theodore possui uma existência solitária, desfrutando da companhia dos games. Ele trabalha escrevendo cartas de amor para pessoas que têm dificuldade de expressar seus sentimentos, mas ele mesmo também tem essa dificuldade e tem apenas a tecnologia para dividir os seus dias e tentar novas experiências e contatos. Muito triste com o fim do casamento com seu amor de infância, ele adquire um Sistema Operacional que interage com o usuário e se adapta aos interesses de cada pessoa.
    É possível perceber que as pessoas estão abrindo mão da realidade para viver o virtual. O filme traz o que podemos ilustrar como um avanço deste estágio, alguém que se apegou tanto as tecnologia que acabou criando laços amorosos e nos faz pensar até que ponto podemos nos deixar envolver com os smartphones, que invadem cada vez mais o nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  6. O filme “Her” conta a história de um escritor chamado Theodore, que em meio à tristeza do fim do seu casamento vive em seu apartamento solitário, jogando videogame ou buscando alguma intereção real em salas de bate-papo virtuais. Certo dia, Theodore se depara com uma propaganda de um novo e revolucionário sistema operacional de inteligência artificial e decide adiquiri-lo. Samantha, a voz deste moderno sistema operacional, organiza sua agenda, seus emails, faz pesquisas e constitui, de modo geral, um cotidiano mais prático para seu dono. Mas, além disso, também é capaz de entender conceitos, sentimentos e desenvolver sua própria personalidade, o que permite uma relação amorosa entre ela e Theodore.
    O enredo do filme constrói uma espécie de analogia com o conceito da frase de Bauman: “Vivemos em tempos líquidos. Nada é para durar.”, que diz a respeito do momento de laços efêmeros e voláteis que vive o homem pós-moderno, mostrando que, assim como na relação de Theodore e Samantha, tanto os as relações afetivas como as novas tecnologias se tornam obsoletas.
    Essa característica está bastante presente na sociedade atual, pois com as novas tecnologias, novos softwares e equipamentos, a quebra de expectativas quase não acontecem. Tudo é programado de acordo com os nossos desejos e limitações, as pessoas preferem viver o virtual e esquecem da realidade, porém, ainda assim, a tecnologia ainda não consegue suprir ou substituir todas as sensações e sentimentos humanos.

    ResponderExcluir
  7. O filme "Her" retrata a história de Theodore, um escritor solitário, que acaba se apaixonando pela voz feminina do mais novo sistema operacional do seu computador. O programa que leva o nome de Samantha consegue interagir com ele como se fosse uma pessoa real. Com isso, ela acaba superando suas expectativas, criando uma relação amorosa entre ambos. A história nada mais é que uma ilustração do que está acontecendo com frequência nos dias atuais. A busca incessante por um parceiro virtual cresce constantemente, diante disso redes sociais e sites de relacionamentos possuem milhares de usuários, possibilitando a conexão virtual durante 24 horas. Em relação ao filme, o texto de Carlize mostra que cada vez mais as pessoas estão preferindo buscar na internet o que antes era conquistado através de atitudes, sendo notável o esquecimento dos valores antes atribuidos às relações amorosas. Mostrando que a internet é uma ferramenta que ajuda na aproximação dos parceiros, mas que não consegue sustentar o relacionamento.

    ResponderExcluir
  8. Na era da internet e redes sociais, são bastante comuns relacionamentos virtuais, porém o que pensar a respeito de uma relação com uma máquina? E se ela demonstrar sentimentos idênticos aos humanos? Essas questões são abordadas no filme “Ela”.
    Num futuro não tão distante, Theodore, um solitário carteiro que utiliza das redes sociais para buscar relacionamentos, se depara com um novo sistema operacional instalado em seu computador, que ele utiliza para organizar sua vida. O sistema possui uma voz que o conquista, ele a chama de Samantha. A voz do sistema passa a conhecê-lo melhor e passa agrada-lo de todas as formas, surgindo uma amizade entre os dois e eles passam a ter uma espécie de namoro. Theodore vem de um casamento mal sucedido e se apega a Samantha, pensando que ela possa ser um novo amor, mas agradável que um relacionamento no mundo real. O filme mostra a verdadeira relação do homem-maquina, traduzindo ao pé da letra até que ponto essas tecnologias que cada vez mais vem substituindo os humanos podem trazer danos ao que se diz respeito as relações humanas. As redes sociais são grandes exemplos disso, a relação face a face se tornou muito difícil.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O filme Her conta a história de Theodore, um escritor solitário que vive seus dias no vídeo-game e em salas de bate-papo, até que um dia, após uma propaganda, ele decide comprar um Sistema Operacional. No decorrer do filme, Theodore se apaixona por Samantha, a voz do Sistema, o que caracteriza o nome do filme, visto que ela não pode mais ser tida como "it", e sim como "her", pois deixou de ser um mero elemento para ele e passa a ser a "pessoa" que Theodore acabou se apaixonando.
    A partir do filme, é possível perceber como os seres humanos hoje em dia estão buscando refúgio em seus equipamentos tecnológicos. São neles que muitas pessoas passam a maior parte do tempo, seja interagindo com a máquina ou com pessoas que estão longe. Isso mostra o quanto as relações estão se tornando líquidas, visto que por se tratar de relações a distância, fica mais fácil de se romper os laços.

    ResponderExcluir
  11. Embora a abordagem seja diferente, "Her" traz a mesma problemática de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" nos levando a refletir sobre nosso comportamento psicológico e social ontem, hoje e amanhã. Com o irrevogável avanço da tecnologia, torna-se a cada dia maior a possibilidade de não haver mais contato fisico nas relações sociais e afetivas. Aliás, já há atualmente certa dificuldade das pessoas em se relacionar: a tecnologia surge como alternativa, como mediadora de diálogos para as pessoas que não sabem como iniciar uma conversa pessoalmente. Isto tem seu lado positivo, por ajudar a quebrar a timidez, mas também negativo (como tudo que existe), quando as relações se dão meramente por meio dos apetrechos. Muito além do que parece ser, o longa é cheio de detalhes que nos remetem a ideia de futuro: com a globalização, os diferentes mundos perdem suas peculiaridades - a identidade agora é de um mundo globalizado. Nestes fatores, residem um pouco da ideia de futuro que o filme, um romance imerso na ficção científica, procura demonstrar: o protagonista é um homem solitário, cuja tecnologia fornece subsídios para que encontre amores, sexo virtual, jogos e afins. Se pararmos para refletir, isto não é tão futurista; muito pelo contrário, já faz parte de nosso cotidiano a busca de parceiros online, de sexo, jogos em tempo real e outros tipos de interações via tecnologia. O personagem "sistema operacional", chamado de Samantha, do longa evoca outra realidade que já estamos vivendo: o avanço da inteligência artificial têm levado ao surgimento de produtos comercializados pelas grandes corporações, como a Siri e a Cortana, assistentes pessoais virtuais da Apple e Microsoft, respectivamente. No filme, Samantha foi criada interagir da mesma forma que um ser humano com Theodore, ao ponto de se apaixonar por ela e ela a simular sentimentos cada vez mais perfeitos por ele. Desta forma, expõe os rumos que o progresso técnico-científico deram a relação entre homens e máquinas, a partir do modo de se relacionar na sociedade hoje em dia. É assustadora a perspectiva trazida por "Her", de que um dia as relações face a face entrem em extinção, ao passo que a virtualização cresça, principalmente por isto já esar acontecendo em nossa sociedade. É uma trama brilhante, muito bem conduzida frente a sua temática e seus pequenos detalhes, desde a construção do enredo, até a fotografia! Fantástico!

    (Comentando novamente aqui, porque havia feito o comentário no post da resenha, rs. http://filmes-socio-ti.blogspot.com/2015/05/resenha-do-filme-herela.html?showComment=1430682642567#c2931556729549381510)

    ResponderExcluir
  12. O filme Her (Ela) conta a história de Theodore, um homem solitário, carteiro, que usa das redes sociais para buscar o que a maioria das pessoas hoje em dia buscam: um relacionamento. Theodore passa a conhecer um novo sistema operacional, que é instalado em seu computador, cujo objetivo é organizar melhor a sua vida. Esse sistema operacional se comunica com Theodore através de uma voz, chamada Samantha. Pouco a pouco, eles começam a se conhecer melhor, como Samantha começa a agradá-lo, nascendo ai uma forte amizade que logo se tornaria em uma espécie de namoro. Mas, é possível um ser humano namorar uma máquina? Para Theodore, isso é possível sim! Ele teve um casamento mal sucedido, e com isso, com todas as qualidades que ele enxerga em Samantha, ele pensa que pode ser um relacionamento com amor e mais agradável do que um casal de seres humanos. A máquina, desde muito tempo é uma grande aliada do ser humano, estando presente para facilitar nossas vidas e ser uma ferramenta para quase tudo que precisamos. Essa relação homem-máquina vem se intensificando cada vez mais, como percebemos hoje em dia, que fazemos tudo com o auxílio de um celular, por exemplo. O filme mostra o quando essa relação poderá se intensificar mais no futuro, ao ponto de poder criar laços afetivos com uma delas.

    ResponderExcluir
  13. As tecnologias além de trazer avanço e facilidade, acabaram por contribuir para um afastamento das relações face a face. O filme “Her” mostra uma história exemplo dessa situação. O personagem principal Theodore com o fim do seu casamento fica triste e solitário, e ao invés de procurar amigos para sair e se divertir, encontra alento em um sistema operacional. Ele compra esse sistema com voz feminina que interage com pessoas, e acaba se apaixonando e vivendo um relacionamento amoroso. O filme nos faz refletir em como o avanço tem modificado as vidas das pessoas, e tomando um espaço que deveria ser humano. É muito bom que se utilize as tecnologias ao nosso favor, mas até que ponto ela pode substituir relações espontâneas e que trazem contato? Até que ponto ela preenche verdadeiramente o espaço de solidão do homem? É preciso repensar as novas relações estabelecidas.

    ResponderExcluir
  14. A sociedade atual é caracterizada por um cenário onde não há espaço para o cultivo de relações face a face duradouras, porque isso exige tempo e dedicação ao outro, por isso muitas vezes podemos perceber pessoas cada vez mais solitárias que buscam refúgio nas novas tecnologias. Quantas vezes você já viu pessoas que estão lado a lado, mas não conversam e todas estão com seus celulares na mão teclando e fazendo diversas outras atividades? O filme HER- ELA traz uma interessante história de um solitário escritor que após ter se separado de sua esposa passa a interagir apenas com as máquinas. E numa dessas aventuras encontrasse apaixonado por um Sistema Operacional, como já foi descrito acima. Este é um filme de ficção cientifica, mas sua realidade não está tão longe quanto parece, cada vez mais as pessoas estão imersas nesse mundo de tecnologias e fazem disso seu refúgio, A questão gira em torno das novas abordagens sob as relações humanas e como a tecnologia está invadindo cada vez mais o nosso dia a dia, fazendo com que muitas pessoas deixem de tentar o contato com seus semelhantes e passe a interagir com as tecnologias que o próprio homem criou.

    ResponderExcluir
  15. Com a sociedade encurtando o espaço para o cultivo de relação pessoal, a centralidade das atenções voltam-se para as máquinas que estão a sua frente e a sua posse. Dentro do filme HER- ELA é apresentado até de forma inusitada a que ponto chega esse relacionamento com as máquinas, que no caso do relatado, chega a se tornar uma paixão. É um caso surreal, entretanto traz a pele a situação de como estão os relacionamentos e a forma como ela é feita, pois abandona-se a vontade de uma conversa frente a frente, de olhos nos olhos para serem mais livre com relações indiretas, sem complicação e com a coragem na ponta dos dedos. A tecnologia vem invadindo cada vez mais as casas da população e assim encurtando a interatividade pessoal das relações, o que vem trazendo preocupação a muitos lares. Isso era uma situação prevista a muito tempo, que nesse filme aponta como uma paixão pela máquina, entretanto, hoje a situação não é muito diferente, pois não se sabe mais ficar sem um aparelho tecnológico como um computador, celular, televisão, meios que levam a mídia e redes sociais, fazendo com que seu melhor amigo seja uma máquina sem sentimentos, apenas com teclas e uma interface gráfica qualquer.

    ResponderExcluir
  16. O filme “Ela” tem sua trama passada em futuro não muito distante onde a tecnologia é um pouco mais evoluída do que a de hoje. No filme os sistemas operacionais não são mais comandados com teclados e mouse, mas sim tem uma interação real com seu usuário, como um aprimoramento do Siri, Cartana e Google Now.
    Logo no início do filme, um assunto bem interessante é a abordado, relacionamentos pela internet. Na trama podemos ver que os relacionamentos baseados na internet possui diversas vantagens como o anonimato e a flexibilidade. Isso é reflexo da evolução do capitalismo e da globalização em nossa sociedade. Os relacionamentos em nossa sociedade são muito instáveis, fazendo com que as pessoas busquem o mínimo de estabilidade e confiança possível. Essa muita vezes fazem com que as pessoas não se preocupe em conhecer direito o parceiro, por ter pensado que encontrou conforto com ele.
    Outro ponto que vemos no filme, é o fato de que a maneira dos relacionamentos de hoje fazem com que as pessoas busquem outros meios de ser felizes com alternativa ao relacionamento físico, no caso do filme o personagem principal se apaixona pela inteligência artificial (IA) de seu sistema operacional. Problematizando a evolução das Ias modernas que estão muito próximas da conciencia humana, mostrando os problemas por trás disso.

    ResponderExcluir